
Em um cenário que exige técnica, agilidade e preparo físico, a Defesa Civil do Estado de São Paulo realiza nesta terça-feira (15), às 11h, um simulado inédito de resgate e salvamento em áreas montanhosas, na Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí. A operação reúne o Grupamento Aéreo da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências) — organização especializada em apoio a operações em locais de difícil acesso, que atua em parceria com órgãos públicos e é referência nacional em atendimento técnico de emergência em ambientes naturais e extremos. A mobilização ressalta a complexidade das ações em regiões acidentadas e o alto nível de especialização das equipes paulistas.
O exercício simula uma ocorrência real de acidente durante escalada e tem como objetivo evidenciar a estrutura de resposta rápida em situações extremas, como aquelas que envolvem vítimas isoladas em regiões íngremes, escarpadas ou sujeitas a intempéries. Mais do que um treinamento técnico, o simulado é um alerta à sociedade: o Estado de São Paulo, por meio da Defesa Civil e de suas forças de resgate, está preparado para atuar com excelência, integração e agilidade em cenários críticos — garantindo segurança e proteção àqueles que praticam esportes e turismo de aventura.
Embora nem todos os casos ganhem repercussão midiática, os acidentes em áreas montanhosas são uma realidade para os praticantes de atividades de aventura em São Paulo. Por isso, além de demonstrar a capacidade operacional do Estado, o simulado reforça a importância da responsabilidade individual nas práticas esportivas em ambientes extremos — que exigem planejamento, equipamentos adequados e respeito aos limites da natureza.
“Esse tipo de operação exige habilidades específicas, como técnicas de rapel, escalada, resgate aéreo, atendimento pré-hospitalar em terrenos hostis e, acima de tudo, tomada rápida de decisão. Nossas equipes estão em constante aperfeiçoamento para garantir que, em qualquer situação, possamos atuar com eficiência e salvar vidas.” destaca o coronel Henguel Pereira, coordenador da Defesa Civil estadual.
A ação integra o calendário oficial de treinamentos da Defesa Civil do Estado de São Paulo e simboliza o esforço contínuo do Governo do Estado de São Paulo em investir na capacitação, na logística e na integração das forças de emergência. A escolha da Pedra do Baú — um dos pontos turísticos mais desafiadores do Estado — torna o exercício ainda mais realista e impactante, reforçando o compromisso da gestão estadual com a segurança, a prevenção e o salvamento em áreas de risco.
São Paulo ‘Van Bora’ da Sabesp retorna a Paraisópolis, na capital, com serviços à população
São Paulo Turismo de SP leva produtores artesanais para a Feicorte 2026
São Paulo Aulas gratuitas de matemática são oferecidas na estação Sé do Metrô
São Paulo Rodovia de SP que liga a Baixada Santista ao Vale do Ribeira recebe mais de R$ 260 milhões em modernização
São Paulo Governo de SP cria campanha para proteger futuro de crianças e adolescentes
São Paulo Cidades de SP registram em um dia volume de chuva esperado para o mês todo; Defesa Civil alerta para continuidade do tempo instável
São Paulo Em fase final de construção, Travessia Subaquática Santos–Guarujá vai solucionar problema histórico de escassez hídrica na região
São Paulo Cidade de São Paulo avança de 86% para 94% no índice de tratamento de esgoto e se aproxima da universalização
São Paulo Empreendedor Artesão leva atendimento gratuito e integrado aos artesãos em Itatiba