
A Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE SP) iniciou, nesta terça-feira (12), a 2ª Conferência Internacional de Integridade Pública e Privada, com o objetivo de fortalecer a cultura de integridade na Administração Pública paulista.
O evento, realizado no Memorial da América Latina até quarta-feira (13), conta com a presença de palestrantes nacionais e internacionais. Também participarão representantes de 14 países ibero-americanos da Rede de Transparência e Acesso à Informação (RTA).
Também nesta terça-feira (12), o Governo de São Paulo lançou a nova Política Paulista de Promoção de Integridade, em decreto publicado no Diário Oficial do Estado. A normativa reorganiza o antigo plano estadual, reforçando a exigência de programas de integridade em órgãos e entidades da administração pública, além de ampliar diretrizes para gestão de riscos e monitoramento.
Presente na cerimônia de abertura do evento, o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, celebrou a nova política de integridade e relembrou feitos recentes do órgão, como a aplicação da maior multa da história da Lei Anticorrupção , de R$ 1 bilhão, contra a empresa Fast Shop.
“A CGE SP é um órgão bastante jovem, fez quatro anos recentemente, mas já tem conseguido lograr êxito em alguns resultados importantes”, afirmou Fontenelle. “Cabe destacar que na semana passada criamos o Conselho Estadual de Controle Interno de São Paulo [CONECI-SP], no qual já participam mais de 100 municípios.”



Também presente na cerimônia, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça destacou o papel das instituições de controle e da própria conduta dos agentes públicos na construção da confiança social. “A força e a legitimidade de uma instituição depende da busca do interesse público”, afirmou. Para o ministro, a boa governança exige “proximidade com o cidadão, transparência, prestação de contas, uma contabilidade que gere de fato uma responsabilização”.
Representando o governador Tarcísio de Freitas, o secretário-chefe da Casa Civil, Nerylson Lima, reforçou o alinhamento da gestão com a pauta do evento. “É uma honra muito grande estar aqui representando o Governo do Estado de São Paulo e falar do compromisso do nosso governo em temas caros como os desse [evento]: a integridade, a ética, o combate à corrupção”, afirmou.
Com o tema “Integridade que orienta, Transparência que transforma: Construindo a confiança por meio do Acesso à Informação”, a 2ª Conferência Internacional de Integridade Pública e Privada discutirá temas como programas de integridade empresarial, o direito inclusivo de acesso à informação, o papel da auditoria na prevenção e detecção de fraudes, a cooperação interinstitucional no combate à corrupção, entre outros.
O evento tem como público-alvo agentes públicos da CGE SP, membros das Unidades de Gestão de Integridade (UGIs) dos órgãos e entidades paulistas, das Unidades Setoriais de Auditoria de Fundações, Autarquias e Empresas Públicas, da Rede Estadual de Ouvidorias, além de convidados das Controladorias Gerais da União, dos estados e de municípios.
A 2ª Conferência de Integridade Pública e Privada tem apoio institucional do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado (SCEIC) e da Investe SP – a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade.
A realização do evento faz parte do Plano Anticorrupção do Governo do Estado de São Paulo, também conhecido por Radar Anticorrupção. O plano engloba 128 ações que serão adotadas até 2026. Trata-se de um conjunto de medidas concretas voltadas ao aprimoramento dos mecanismos de prevenção e combate à corrupção, que contribuem para a melhoria da gestão pública estadual, por meio de diretrizes e normas legais e éticas, além de regulamentos de boa governança. Até o momento, 80% das ações já foram concluídas.
São Paulo Equipes paulistas avançam nas ações de resposta ao terremoto na Venezuela
São Paulo Operação SP Mobile rastreia celulares levados de São Paulo para outro estado e devolve aparelhos às vítimas
São Paulo PM intensifica abordagens a motociclistas em operação contra roubos e furtos de veículos em SP