
O secretário estadual Marcos da Costa, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), representou na terça-feira (19) o Governo de SP na cerimônia de abertura da 31ª edição da Feira Hospitalar, no São Paulo Expo. Durante o evento, o secretário destacou o impacto histórico da Tabela SUS Paulista e os avanços tecnológicos em prol da autonomia das pessoas com deficiência.
“São Paulo tem investido fortemente na modernização do sistema e na garantia de direitos. Com a Tabela SUS Paulista, o governador Tarcísio de Freitas investiu R$ 9,7 bilhões desde 2024, permitindo a recuperação de 8 mil leitos. O programa, que complementa em até cinco vezes os valores repassados pela União, já beneficia 800 hospitais, entre Santas Casas e filantrópicos”, disse Marcos da Costa.
Além da recuperação de leitos e do fortalecimento da rede hospitalar, o governo estadual anunciou a ampliação da Tabela SUS Paulista para hospitais municipais. A iniciativa contemplará cerca de 100 unidades em 77 cidades, com um aporte adicional de R$ 760 milhões anuais.
O secretário também destacou a parceria pioneira com a FAPESP para a criação de Centros de Desenvolvimento de Pesquisas voltados à pessoa com deficiência. Atualmente, o estado conta com sete centros em operação, com previsão de chegar a 12 centros até o final do ano. Entre os destaques tecnológicos estão:
Marcos da Costa também destacou a expansão da rede de apoio ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Após o sucesso do primeiro ano do Centro TEA Paulista e o Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência na capital, o governo inaugura ainda neste semestre, em Bauru, o primeiro Centro TEA Paulista e Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência do interior paulista, focado no acolhimento de autistas, apoio às famílias (mães atípicas) e qualificação de servidores.
A presença do governo de São Paulo no evento reafirma o protagonismo do estado no setor. Com mais de 1.200 marcas e expectativa de 85 mil profissionais, a Hospitalar 2026 projeta negócios superiores a R$ 3 bilhões. Com 33 anos de trajetória, a Hospitalar é reconhecida como um dos mais relevantes encontros do calendário global da saúde. A 31ª edição ocorre em um momento estratégico para o mercado nacional, impulsionado por acordos de transferência de tecnologia e parcerias internacionais que buscam ampliar a autonomia brasileira na produção de medicamentos e equipamentos. Os fóruns de alto nível da edição de 2026 oferecem mais de 400 horas de conteúdo com foco em Transformação Digital, Inteligência Artificial e Sustentabilidade (ESG).
São Paulo De pintor autônomo a barbeiro: Caminho da Capacitação abre nova carreira para morador de Eldorado
São Paulo Registro recebe Festival Gastronômico Sabor de São Paulo
Geral Cabos colocados em rios no Norte levam internet a 6 milhões de pessoas
São Paulo Com ‘superbombas’, maior estação de tratamento de esgoto da América Latina, na Grande SP, avança para ficar ainda maior
São Paulo Receitas autorais levam jovens da Fundação CASA de Mongaguá ao primeiro lugar em competição gastronômica de pizzas
São Paulo Recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes chega a fase final
São Paulo Ex-moradora de rua da capital refaz sua vida em Casa Terapêutica do Governo de SP
São Paulo Operação da Polícia de SP prende líder de ‘arrastadores’ que extorquiam passageiros no Aeroporto de Guarulhos
São Paulo Dia Nacional do Diabetes: com aumento de 97% nos atendimentos, SP reforça importância do diagnóstico precoce da doença