
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) , por meio da Diretoria de Museus e do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG), assinou na quarta-feira (27/5), em Belo Horizonte, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), fortalecendo as políticas públicas voltadas ao campo museal e ampliando a integração entre Minas Gerais e o Governo Federal.
A assinatura ocorreu durante a programação do Programa (re)Conexões – Minas Gerais, realizado no Palácio das Artes, encontro que reúne gestores culturais, profissionais da museologia, pesquisadores, instituições de memória e representantes de museus de diversas regiões do estado.
O documento foi assiando pela subsecretária de Cultura de Minas Gerais, Maristela Rangel, e pela presidenta do Ibram, Fernanda Castro, que participou da programação do evento promovido em parceria com o Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais.
Com vigência inicial de 12 meses, o acordo estabelece uma agenda conjunta de ações voltadas ao fortalecimento do Sistema Estadual de Museus, à ampliação das políticas públicas museais, à formação e capacitação de profissionais do setor, à realização de encontros técnicos e à articulação institucional entre os entes federativos e as instituições museológicas mineiras.
A cooperação prevê ainda iniciativas relacionadas à implantação e ao fortalecimento de sistemas municipais de museus, compartilhamento de informações técnicas, incentivo à participação das instituições mineiras nas ações nacionais do Ibram e integração de Minas Gerais a programas estruturantes do setor museal brasileiro.
Entre as iniciativas contempladas estão programas nacionais como Acervo em Rede, Arqmuseus, Bibliomuseus, Tainacan, Pontos de Memória, Cadastro Nacional de Museus e ações voltadas à gestão de riscos do patrimônio musealizado.
Para a subsecretária de Cultura de Minas Gerais, Maristela Rangel, a assinatura do ACT representa um importante avanço para a consolidação das políticas públicas museais no estado.
“Este acordo reafirma o compromisso de Minas Gerais com a valorização dos museus, da memória e do patrimônio cultural. Trata-se de uma construção institucional estratégica, que fortalece o Sistema Estadual de Museus, amplia o diálogo federativo e cria novas possibilidades de formação, articulação e desenvolvimento para os museus mineiros. Minas Gerais possui uma rede museal diversa, potente e estratégica para a cultura brasileira”, destacou.
A presidenta do Ibram, Fernanda Castro, ressaltou a importância do fortalecimento das redes colaborativas e da aproximação entre os sistemas federal e estadual de museus para o desenvolvimento das políticas públicas do setor em todo o país.
O acordo também institucionaliza ações articuladas entre a Secult-MG e o Ibram no âmbito do Programa (re)Conexões, iniciativa nacional voltada à ampliação da participação social, ao fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus e à construção colaborativa de políticas públicas para o campo museal.
A Diretoria de Museus da Secult-MG teve papel estratégico na construção e articulação do ACT, consolidando Minas Gerais como referência nacional no fortalecimento das políticas museais e no desenvolvimento de ações integradas voltadas à preservação, valorização e difusão do patrimônio cultural.
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná
Turismo Turismo em Foco Paraná oferece cursos gratuitos e online de qualificação profissional
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
Turismo Empresários do turismo podem participar de mais duas feiras junto ao Viaje Paraná
Turismo Paraná é destaque em evento com 400 agentes de turismo em Fortaleza
Turismo Governo de Minas e Cine Theatro Brasil lançam Avenida Cultural e transformam a Afonso Pena em grande corredor de arte, patrimônio e turismo de BH
Tocantins Governo do Tocantins reforça adesão ao Selo Praia Responsável durante Reunião Ordinária do Fórum Regional da Ilha do Bananal
Turismo Viaje Paraná seleciona coexpositores para o estande na Expocatólica 2026