
Após mais de três décadas de espera, o Governo de São Paulo deu início neste domingo (31) à revitalização completa da Prainha do Riacho Grande, em São Bernardo, com ações voltadas ao turismo, lazer e desenvolvimento econômico.O governador Tarcísio de Freitas e o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviço, com a autorização do início das obras.
Por meio de convênio com o Estado, o projeto do município conta com aporte de R$ 22 milhões do Governo de São Paulo e R$ 6 milhões de recursos municipais. A previsão para conclusão das obras é de cerca de 15 meses.
“O Riacho Grande tem um potencial turístico gigantesco. As pessoas estão vindo de vários locais de São Paulo. É um investimento importante em uma revitalização completa. O objetivo é trazer mais gente para cá, essa região será referência”, disse o governador.
A iniciativa tem como foco transformar o espaço em um moderno complexo turístico, esportivo e náutico, ampliando as opções de convivência, entretenimento e geração de renda para moradores e visitantes.
Entre as melhorias estão a implantação de pet park, playground, área coberta para eventos e atividades comunitárias, pergolado para convivência, chafariz interativo, quadra de beach tennis, chuveirão e pontos de hidratação para os frequentadores.
Além disso, o empreendimento contará com complexo náutico, que fortalecerá o turismo do Riacho Grande, criando novas oportunidades para o setor. O projeto contempla píeres especializados para lanchas, jet skis, embarque e desembarque de passageiros, pesca e convivência, além de uma rampa para acesso de embarcações à água. Outro destaque será a implantação de um restaurante flutuante, proporcionando uma experiência diferenciada aos visitantes, com vista privilegiada para a Represa Billings.
A infraestrutura de apoio também será ampliada com sanitários públicos acessíveis, edifício administrativo, espaços para guarda de materiais, manutenção dos quiosques já existentes e instalação de novos pontos comerciais para alimentação e serviços.
O projeto da revitalização da Prainha ainda contará com um complexo de segurança aos banhistas e visitantes com base do Corpo de Bombeiros, posto da Polícia Militar, base da GCM (Guarda Civil Municipal) e estrutura de fiscalização das atividades náuticas.
No projeto, estão previstas áreas de estacionamento, ciclovia, paraciclos, piso acessível com rampas e sinalização tátil, além de espaço exclusivo para embarque e desembarque de veículos por aplicativos.
São Paulo Estação Água Branca passará a ter integração com o metrô
São Paulo Gestão da pressão traz economia equivalente a dois meses do consumo de água da cidade de São Paulo
São Paulo Entenda como funciona monitoramento por satélite e inteligência artificial nos rios Tietê e Pinheiros
São Paulo Estado de SP tem novas unidades do Cozinhalimento para capacitação e geração de renda
São Paulo Governo de SP lança guia para ajudar empresas paulistas a exportar
São Paulo SP lança coletânea com práticas para envelhecimento como instrumento de apoio à gestão pública
São Paulo Alerta do Muralha Paulista leva à prisão de procurado por estupro de vulnerável no Metrô da Barra Funda, na capital
São Paulo Operação conjunta da PM de SP apreende 4,3 toneladas de maconha no oeste paulista
São Paulo SP POD: Tabela SUS Paulista reativa mais de 8 mil leitos em todo estado, afirma secretário da Saúde