
O Governo do Estado de São Paulo enviará neste domingo (28) um novo contingente para reforçar a missão brasileira de ajuda humanitária na Venezuela, ampliando o apoio às operações de resposta ao terremoto que atingiu o país.
A delegação paulista será composta por 16 bombeiros militares especializados em busca e salvamento em estruturas colapsadas e um integrante da Defesa Civil do Estado, fortalecendo a capacidade operacional da missão brasileira nas ações de resgate, apoio humanitário e coordenação em campo.
LEIA TAMBÉM: Equipe especializada do Governo de SP chega à Venezuela para ajudar vítimas de terremoto
Além do efetivo especializado, São Paulo também encaminhará dois geradores de energia de última geração e um equipamento de internet satelital, recursos estratégicos para garantir o funcionamento das operações em áreas afetadas pelo desastre. Os equipamentos contribuirão para a manutenção da infraestrutura de resposta, permitindo maior autonomia das equipes e o restabelecimento das comunicações em locais com interrupção ou comprometimento dos serviços essenciais.
Representando a Defesa Civil do Estado, embarca para a missão o Tenente Ramatuel Silvino, chefe de Operações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Com ampla experiência em gestão de crises, coordenação operacional e gestão de dados em situações de desastre, o oficial atuará no apoio à produção e análise de informações estratégicas, auxiliando o planejamento das operações e a tomada de decisões em campo.
“Estes equipamentos que estamos levando são modernos e ajudarão em situações extremas. Os geradores são eletrônicos e por isso não dependem de combustível, consequentemente não emitem poluentes, com isso, podemos utilizá-los, por exemplo, em um local confinado, pois não há risco de contaminação do ar pela emissão de gases da queima da gasolina”, destaca o Tenente Ramatuel.
A participação paulista reúne profissionais altamente capacitados e com experiência em ocorrências de grande complexidade, seguindo protocolos internacionais de atuação em desastres. O reforço enviado neste domingo complementa o primeiro contingente mobilizado pelo Estado e amplia a contribuição de São Paulo para a missão humanitária brasileira.
Reconhecida nacionalmente pela sua estrutura de monitoramento, capacidade de resposta e integração entre os órgãos de proteção e defesa civil, São Paulo coloca à disposição da missão sua expertise operacional, tecnológica e logística, contribuindo para o salvamento de vidas e o atendimento à população afetada.
A atuação ocorre em cooperação com o Governo Federal, responsável pela coordenação da missão brasileira, e reafirma o compromisso do Estado de São Paulo com a preservação da vida, a cooperação institucional e a solidariedade internacional em situações de desastre.
São Paulo ‘Rei da máfia dos fiscais’ é capturado pela Polícia Militar de SP durante evento em Mairiporã
São Paulo Programa Bom Prato servirá macarronada com frango assado aos domingos
São Paulo Equipe especializada do Governo de SP chega à Venezuela para ajudar vítimas de terremoto
São Paulo Estudo da Unesp aponta que paisagens agrícolas mais estáveis favorecem a presença e diversidade de pequenos mamíferos
São Paulo Como o treino aeróbio ajuda a reduzir perda muscular associada ao câncer
São Paulo Feirão Casa Paulista: R$ 6,8 milhões são liberados para apoiar famílias de dez regiões do estado na compra do primeiro imóvel
São Paulo Confira o funcionamento das unidades do Bom Prato neste final de semana
São Paulo Mais de 104 mil pessoas serão beneficiadas por R$ 413,6 milhões em obras de saneamento em oito cidades da região de Tatuí até 2029
São Paulo SP entrega Selo Amigo da Pessoa com TEA a 138 instituições por boas práticas de inclusão